Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de junho de 2011

AGCO deve lançar colhedora de cana com motor flex em 2012

A AGCO confirmou que até o final de 2012 deve lançar a primeira colhedora de cana-de-açúcar e também um motor flex para tratores, movido a diesel e a etanol. A companhia, donas de marcas como Massey Ferguson e Valtra, ainda não divulgou qual delas será a bandeira para a entrada da AGCO no mercado de colhedora de cana, restrito apenas a três empresas: Case, John Deere e a brasileira Santal.

"A demora é normal em um mercado exigente como o da cana-de-açúcar e a empresa tem como objetivo não lançar nada que não seja exaustivamente testado; já chegamos à performance que queríamos, mas queremos avaliar agora a durabilidade do equipamento", afirmou Jak Torretta, diretor de produto da AGCO na América do Sul.

Já o desenvolvimento do motor bicombustível a etanol e diesel, pela AGCO Sisu Power, já atingiu uma meta de substituição de 50% do combustível de petróleo pelo de cana-de-açúcar. "Mas a meta é chegar a 70% e no ano que vem poderemos chegar a produto final", explicou Torretta.

Diesel e etanol não se misturam como gasolina e etanol. Por isso, o motor desenvolvido pela companhia terá dois sistemas de injeção, um para cada combustível. "Basicamente, um trator equipado com esse motor será utilizado em canaviais de usinas, que conseguem ter o etanol a um custo baixo, e não para qualquer agricultor", concluiu o diretor.


Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário